show episodes
 
Em um bate papo cheio de dicas e novidades sobre inovação, carreira e tecnologia, o pessoal do Luizalabs - o laboratório de inovação e tecnologia do Magalu - conversa semanalmente com diferentes convidados pra trazer um pouco de conhecimento e informação para você!
 
Mentor, especialista em Gestão Empresarial e Gestão de Mudança. Focado em Líderes de alta performance. Consultor Empresarial, Leal Six Sigma Black Belt e Executive Leader Coaching, Master Mentoring. Especialista em equipes de alta performance. Ao todo, são mais de 20 anos de vivência no mercado corporativo, multinacionais de consumo e serviço.
 
Olá, Me chamo Leandro Fonseca, nascido e criado na cidade de Porto Alegre/RS, morei no litoral catarinense, no Distrito Federal, passei pelo centro oeste brasileiro, atualmente tenho minha base operacional no planalto médio, situado no Rio Grande do Sul, estudei em 4 cursos de graduação: Geografia, História, tecnologia em geoprocessamento e sou graduado em Marketing (CRA 001927) possuo MBA em Gestão Estratégica de Negócios me especializei em Marketing Digital, atuo como Leader Trainer e faci ...
 
Loading …
show series
 
Os melhores líderes SEMPRE terão equipes de altíssima performance!!! SEMPRE !!!! Mas quais são os elementos fundamentais para construir esta equipe vencedora? Qual a importância da atuação e da postura do líder neste sentido? O que fazer desde já para mudar de nível e construir esta evolução de forma consistente e contínua? Como conduzir um grupo e…
 
Oie! Bom dia Sempre digo que “NÃO TRATE O OUTRO COMO VOCÊ GOSTARIA DE SER TRATADO”! Cada um de nós tem suas particularidades, singularidades e porque não “esquizitices”, né? Então, para garantir que estamos de verdade cuidando de cada pessoa, é preciso proximidade e escuta atenta incluindo e especialmente naquilo que o outro traz de diferente do no…
 
As novidades chegam na velocidade da luz né, então bora para mais uma hora do café pra gente bater aquele papo maroto? As notícias vão desde a arte mudando com as inteligências artificiais, até o problema que os streamings estão trazendo para as pessoas mais velhas, que querem acompanhar o seu time de futebol! Chega+ e bora ouvir esse episódio, que…
 
Oie! Bom dia Fazer um bom planejamento é uma das bases essenciais da liderança de alta performance. Mas existem 2 erros fatais que matam qualquer bom planejamento. Um deles é a execução! Não adianta nada planejar e não fazer, né? O outro é a RIGIDEZ! Um bom planejamento tem que ter flexibilidade... tem que ter plasticidade... O mundo pós digital é …
 
Oie! Bom dia Hoje durante minha LEADER CLASS semanal, derramei em mim mesmo um copo de café...rs... E apesar de ensopado segui a aula até bem com o inesperado! E quantas coisas inesperadas acontecerão hoje e sempre? Muitas, né? E na maioria, coisas mais graves que uma simples xícara de café... O mundo está muito louco e nenhum plano muito rígido so…
 
Oie! Bom dia Vale tudo para conseguir bons resultados numéricos? Se não, sua equipe sabe com clareza o que vale e o que não vale? Muitas vezes vemos líderes reconhecendo e promovendo gente que deixou um rastro de sangue no caminho de sua entrega de resultados e reforçando sem palavras às demais pessoas que é aquilo que se espera de cada um. Na maio…
 
Oie! Bom dia Muita gente acredita que para crescer pessoal e profissionalmente é preciso abrir mão de seus valores e se render a um jogo político sujo em volta de bajulação e troca de favores... Ou seja, só quem fizer parte da panelinha é que cresce! Mas será que isso é verdade? Ou será que essa crença não é uma mera desculpa esfarrapada para quem …
 
Quando falamos da carreira em tecnologia, nem só de conhecimento técnico vive a pessoa de TI, é preciso também ter outras habilidades interpessoais ou como é mais conhecido: soft skills. No episódio de hoje trouxemos uma turma de lideranças incríveis aqui do Luizalabs, para batermos um papo sobre esse assunto. Então chega+ e bora ouvir esse episódi…
 
Oie! Bom dia Liderar consiste em focar em desenvolver as pessoas. E pra isso, muitas ações, atitudes e atividades são importantes. Mas existe uma atividade angular e que faz TODA a diferença para quem quer liderar em alto nível... E conto qual é esssa atividade na minha #provocaçãododia de hoje.... Veja aí minha opinião sobre o tema ! Mas é meu jei…
 
Certamente uma das atividades do líder que mais impactam no seu resultado são as REUNIÕES! Tanto reuniões de time, quanto reuniões individuais... tanto reuniões com pares e superiores quanto reuniões com clientes e fornecedores... Tanto reuniões presenciais quanto reuniões à distância... Tanto reuniões de construção quanto reuniões de decisão... 𝗡𝗔…
 
Oie! Bom dia Muita gente me pergunta como dou conta de tantas coisas ao mesmo tempo e com qualidade... Pra começar, não é ao mesmo tempo...rs... E sim... Amo muito meu trabalho na Natura, amo muito o conteúdo de liderança e desenvolvimento pessoal que produzo aqui, e amo demais cada segundo que passo com as pessoas que amo e até comigo mesmo... Pra…
 
Oie! Bom dia Toda construção de resultados passa por altos e baixo... Normal ! Uma equipe de sucesso tem mais altos que baixos, né? Mas o que fazer então quando os resultados não vão bem? Eles não vem bem por causa de dois motivos básicos que trato em minha #provocaçãododia de hoje .... Veja aí minha opinião sobre o tema ! Mas é meu jeito de enxerg…
 
Oie! Bom dia Se posicionar politicamente pode prejudicar a carreira? Em um ano de eleições tão polarizadas, algumas pessoas já me perguntaram coisas do tipo... Assim como muitas me perguntam qual o MEU posicionamento... Como estão perguntando, é porque eu não o deixo claro. Até porque eu acho que eu não me encaixo em nenhum dos pacotões que tentam …
 
Já se deparou com a situação de mudar de linguagem de programação com a qual você trabalha, seja por um projeto novo ou mudança de trabalho? No episódio de hoje trouxemos duas pessoas desenvolvedoras aqui do Luizalabs, para batermos um papo sobre a experiência deles com essa mudança, além de dicas para quando você precisar. Então chega+ e bora ouvi…
 
Oie! Bom dia Quanto vale uma ideia? Pode valer bilhões se bem implementada... Mas pode não valer nada se ficar escondida, parada ou mesmo protegida demais... O fato é que tem gente demais bem dodói por aí porque não teve sua ideia prestigiada... Ou porque acha que teve sua ideia roubada... Ou mesmo por mexeram na sua ideia e desfiguraram seu bebê..…
 
Oie! Bom dia Uma das grandes dores de todo líder é o tal do “separar vida pessoal e profissional”... E isso se aplica também na gestão de pessoas ! Como não “se apegar” à algumas pessoas que passamos a maior parte do nosso tempo acordado? Como ter conversas difíceis? Como corrigir comportamentos? Como tomar decisões difíceis? Como demitir? E separa…
 
Oie! Bom dia Sabe quando alguém da equipe tem um comportamento inadequado à cultura da empresa ou do grupo? É papel do líder intervir e corrigir !!! Mas muitos líderes evitam trabalhar este feedback... Outros fazem o feedback, mas não obtém resultados na correção ... E o grupo precisa que o comportamento seja corrigido para a evolução do todo... Co…
 
Oie! Bom dia Tem muita gente falando de “great resignation”... de “quiet quitting”... Sobre estarmos perdendo nossos talentos por não conseguir lhes oferecer condições saudáveis.,.. Mas e sobre estarmos perdendo nossos talentos para outros mercados? Será que também tem a ver somente com DINHEIRO? A remuneração a meu ver é apenas um dos componentes …
 
Você conhece design system? No episódio de hoje trouxemos duas pessoas desenvolvedoras, para batermos um papo sobre o que é esse conjunto de padrões, quando usar entre outras curiosidades. Então chega+ e bora ouvir esse episódio, que tá muito massa! --- Edição completa por Rádiofobia Podcast e Multimídia: https://radiofobia.com.br/ --- Nos siga no …
 
Oie! Bom dia Quantas vezes você já recebeu um feedback ruim? E quantas outras ainda receberá? E isso vale tanto para o feedback ruim de mal preparado e mal dado quanto também para o ruim de trazer avaliações ruins... Saber lidar com isso é algo extremamente importante tanto para sua evolução pessoal e profissional, quanto para a contrução de sua ma…
 
Oie! Bom dia Se tem uma coisa que vale muito no mundo pós digital, essa coisa é a atenção das pessoas! E consequentemente o tempo delas ! Mas mesmo assim tem muita gente insistindo para desperdiçar o seu tempo... e o meu também ! E elas não percebem que com a necessidade de se fazerem relevantes perdem o respeito e a confiança do outro... Ou seja, …
 
Oie! Bom dia Você quer crescer e se desenvolver? Se desenvolver para se transformar em quem? Quem será você o “você transformado”? Pensar nos futuros possíveis e trabalhar em função deles é não deixar seu crescimento ao sabor do vento como um barco à deriva que pode parar em qualquer lugar, incluindo algum lugar que não gostarei... Trago um pouco m…
 
Oie! Bom dia Você já ouviu falar de “Quiet Quitting”? É a palavrinha do momento nos Estados Unidos e como tudo que acontece lá, já está chegando aqui... Tenho visto muita gente confundindo com o velho “fazer corpo mole” pra ser mandado embora... Mas não é isso! (mas é quase...rs...) Fazer o básico pra não ser demitido como estratégia para ter saúde…
 
Oie! Bom dia Muita gente não consegue confiar na própria intuição para tomar decisões por não ter um embasamento lógico que alicerce o que irá fazer... E muitas vezes os problemas se estendem causando ainda mais estragos... Mas dá para confiar em algo que não sei de onde vem? De um sopro divino? De um direcionamento cósmico? Vou deixar estas questõ…
 
No episódio de hoje trouxemos novamente a equipe incrível de machine learning e agora para aprofundarmos mais tecnicamente o papo do episódio anterior, onde trouxemos o conceito básico sobre essa tecnologia e como a usamos aqui no Luizalabs e Magalu. Então chega+ e bora ouvir esse episódio, que tá muito massa! E se você não ouviu o episódio anterio…
 
Oie! Bom dia Enfrentar problemas reais é o que bons líderes fazem todos os dias. E não existe enfrentamento eficiente sem um bom diagnóstico e um plano focado. Mas a maioria dos problemas que vemos sendo enfrentados no dia a dia ou não existem ou não tem um plano robusto, né? Quantos planos de intenção você já viu por aí travestidos de plano de açã…
 
Oie! Bom dia Provavelmente você gostaria de evoluir na vida, na carreira, nos processos... Certo? É natural do ser humano querer melhorar! Mas muita gente, mesmo querendo, fica esperando condições ideais para dar os próximos passos e é atropelado pelo mundo que evolui oi tempo inteiro. A evolução real e duradoura sempre virá de pequenos e consisten…
 
Oie! Bom dia Você já parou pra pensar que um dos principais papéis do líder é o de educador? Não necessariamente ser aquele professor que deixa o outro mais culto... pode até ser, mas o principal é ser aquele que provoca o outro a saber mais, a perceber melhor o mundo e executar no seu pleno potencial ! Isso traz à sua equipe liberdade, segurança e…
 
Oie! Bom dia Um dos papéis mais relevantes de qualquer líder é capturar as tendências de mudanças e evoluções que circulam pelo mundo, entende-las, projetá-las e conduzir o futuro mais provável e promissor. Mas como não se distrair em meio à tanta coisa que o mundo pós digital nos oferece? Como capturar o que efetivamente é relevante? Como não se p…
 
Já ouviu falar de machine learning? Ou ouviu falar que os robôs vão dominar o mundo rs? Tá afim de saber como usamos essa tecnologia? No episódio de hoje trouxemos uma equipe incrível, para batermos um papo sobre o que é essa tecnologia e como a usamos aqui no Magalu e Luizalabs. Então chega+ e bora ouvir esse episódio, que tá muito massa! --- Ediç…
 
Você já ouviu falar de alguém que de repente teve sucesso do dia pra noite? Será que foi do dia pra noite mesmo? Até imagino que existam algumas exceções à regra, mas nunca conheci alguém que tivesse alcançado qualquer tipo de sucesso (profissional, emocional, financeiro, espiritual, ou qualquer outro) que não tivesse passado por um processo consis…
 
Oie! Bom dia ! Todos nós estamos passando por uma profunda transformação em nós e em nossa equipe. E essa transformação passa pelo digital e as novas tecnologias... a pandemia acelerou tudo, mas não concluiu nada! Aliás, não existe conclusao! Como vice está se transformando? Na minha #provocaçãododia trago um pouco mais explicado meu olhar... mas q…
 
Oie! Bom dia ! Está começando mais uma semana ! Mais uma oportunidade para que vice faça boas escolhas e se aproxime dos seus objetivos! Então que tal fazer boas escolhas pra si e pra sua equipe? Que tal colocar foco no que importa? Que tal fazer o que tem que fazer com atenção e intenção? Que tal dizer mais "nãos"? Na minha #provocaçãododia trago …
 
Você conhece micro frontend? Se você é de backend tá acostumado com o termo micro serviços, né?Mas no mundo frontend também tem. E aí, tá afim de saber como usamos aqui no Luizalabs? No episódio de hoje trouxemos duas pessoas desenvolvedoras frontend para batermos um papo sobre o que é essa arquitetura, quando usar, entre outras curiosidades. Então…
 
Oie! Bom dia A maioria dos líderes já entendeu que o mínimo que precisa para alcançar seus objetivos é ter um bom planejamento com o time. Mas alguns destes líderes fazem de seu plano sua cartinha de Papai Noel e colocam ali um monte de desejos completamente sem noção e sem base na realidade ! Daí, dá a impressão que era melhor seguir o Zeca Pagodi…
 
Oie! Bom dia Um bom líder sempre tem um bom radar do recrutador instalado, calibrado e em pleno funcionamento ! Isso é estar sempre atento às pessoas que poderiam vir a fazer parte da sua equipe, mesmo que não tenha planos de substituir ou ampliar seu time ! É observar todos os dias as pessoas que tem contato... Quais seus talentos? Quais seus dife…
 
Oie! Bom dia Confessa pra mim... Você3 anda cansado de resolver sempre os mesmos problemas, né? O retrabalho te drena a energia, tempo e humor, né? Muito disso é pela baixa qualidade da nossa presença neste mundão pós digital com tantos estímulos, distrações e interrupções! Falta foco para aprender de verdade o princípio daquilo que estamos fazendo…
 
Oie! Bom dia Você lidera com todos? Ou para todos? Parece a mesma coisa, mas não é! No mundo pós digital, precisamos estar atentos às sutilezas das relações e o cuidado com as pessoas. Isso é o básico para conduzir uma liderança humanizada !!! Para entender um pouco mais do meu olhar, é preciso ver a minha #provocaçãdodia e este meu olhar para o lí…
 
Oie! Bom dia SEGUNDOU !!!! Qualquer atleta de alto nível sabe que no seu treino as pausas são absolutamente necessárias para a melhor performance, mas muitos de nós, atletas corporativos mal paramos para ir ao banheiro e nos sobrecarregamos de uma forma que prejudioca muito a qualidade das nossas entregas. Quantas vezes você não terminou o dia exau…
 
Já ouviu falar do elasticsearch, um mecanismo de pesquisa de texto? Tá afim de saber como usamos aqui no Luizalabs? No episódio de hoje trouxemos um especialista da área de busca do site, para batermos um papo sobre o que é essa ferramenta e como usamos aqui no Magalu e Luizalabs. Então chega+ e bora ouvir esse episódio, que tá muito massa! --- Edi…
 
Oie! Bom dia Quantas vezes você já ouviu por aí que tem que encontrar seu propósito? Provavelmente foi um papo meio raso que te deixou ou com a sensação de que era besteira ou que deixou ansioso porque precisava encontrar algo grandioso pra valer a pena viver, né? Mas queria falar aqui além d busca do propósito que é bem importante sim, mas precisa…
 
Oie! Bom dia Você sente seu emocional abalado quando tem muitas coisas pra fazer? Bate aquela ansiedade, desespero e até uma depressão e sentimento de incompetência? Cada um de nós precisa ter bastante autoconhecimento para saber quais e quantas responsabilidades assumir, e também ir se preparando para assumir cada vez mais e entregar cada vez melh…
 
Oie! Bom dia Quantas vezes você perdeu oportunidades porque não teve coragem de encarar o desafio? Tinha medo... Não se sentia pronto... Achava que não merecia... Não tinha tempo... Desculpas não faltam para ficar parado, né? E a vida passa com o um sopro diante dos nossos olhos... Hoje irei fazer uma palestra e participar de lima mesa de discussão…
 
Oie! Bom dia O que mais vemos por aí são vendedores de atalhos. Grandes realizações exigem grandes evoluções e =o que precisamos de verdade é que bons métodos e processos deixem este caminho mais fluidos e que ops aprendizados dele sejam ainda mais profundos... Concorda? Na minha #provocaçãdodia trago uma reflexão sobre isso, reflexo da aula de hoj…
 
E tá no ar mais um episódio para a série dos papéis e responsabilidades que rolam aqui no Luizalabs, tá curioso? No episódio de hoje trouxemos um convidado incrível que é aqui no Luizalabs uma liderança técnica, para falarmos um pouco sobre como é o dia a dia e exatamente o que faz uma pessa tech leader. Então chega+ e bora ouvir esse episódio, que…
 
Oie! Bom dia A tecnologia nos afasta ou aproxima? Parece uma pergunta simples, mas não é! Tenho certeza que muitas pessoas à sua volta dariam respostas diferentes à esta pergunta! Porque não existe resposta certa pra ela ! Ela pode afastar e pode aproximar, dependendo de como utilizamos !!! E saber utilizar o melhor do presencial e do digital ao me…
 
Loading …

Guia rápido de referências

Google login Twitter login Classic login